quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fóssil descoberto em Agudo pode ser sétima espécie de dinossauro do Estado

 

Material contempla pelo menos três animais, um deles com a ossada completa

O fóssil de um dinossauro descoberto na localidade de Linha das Flores, cerca de 8 km do centro de Agudo, na Região Central, pode ser a sétima espécie identificada no Rio Grande do Sul. O animal teria vivido no final do período Triássico, há 225 milhões de anos. As ossadas foram encontradas em novembro e devem ser coletadas para pesquisas em breve.

O material completo reúne pelo menos três animais no bloco de coleta, um deles com o crânio em ótimo estado de conservação. O grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tomou conhecimento das ossadas a partir de um agricultor que encontrou parte dos ossos aflorando
na superfície do campo de sua propriedade.

O paleontólogo Sérgio Dias da Silva, professor da Unipampa em São Gabriel, afirma que é cedo para confirmar que se trata da sétima espécie descoberta no Estado, a terceira em Agudo.

_ Ele apresenta características no osso do crânio que podem apontar, ou não, uma nova espécie. Além disso, o material é muito raro, já que pelo menos três animais foram encontrados juntos, e a gente acredita que possam ter mais _ afirma o paleontólogo.
DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comunidades de Mata, ainda sem previsão de reestabelecimento da energia elétrica.

Várias comunidades do município de Mata ainda estão sem energia elétrica. Entre eles: Loro, São Xavier, Lage, Pinheirinho. A AES Sul informa  que dos 55 mil clientes que ficaram sem energia elétrica devido ao temporal de domingo nas regiões Central e Fronteira, 51 mil já estão com o fornecimento normalizado. Isso significa 93% dos clientes restabelecidos. Os 4 mil restantes deverão ter o fornecimento normalizado ainda hoje, ao longo da tarde e da noite. As equipes seguem trabalhando no conserto dos estragos causados pelo temporal, que teve ventos de mais de 100 km/h. Os clientes sem energia elétrica se concentram nos municípios de Alegrete, Santana do Livramento, Santiago e Caçapava do Sul. Estão mobilizados 1.500 profissionais, distribuídos em mais de 300 equipes nas duas regiões. A AES Sul alerta, porém, que a previsão do tempo mostra uma nova área de instabilidade sobre o Uruguai, podendo chegar ao Sul e à Fronteira do Estado ainda nesta terça-feira. Caso ocorra um novo temporal, será o quarto em 8 dias. O primeiro foi dia 10, o segundo dia 13 e o terceiro dia 16. Todos atingiram a área de concessão da AES Sul. A AES Sul orienta para os cuidados com a segurança em momentos de tempestades. Jamais se aproximar de fios que estejam no chão, postes caídos ou quaisquer equipamentos elétricos. Ao identificar um dano na rede o cliente deve entrar em contato com a AES Sul pelo 0800 707 7272. Para informar falta de energia elétrica basta enviar um SMS para 28410, colocando apenas o código de cliente.

Diplomação

 Acontecerá na noite desta quarta-feira (19/12), a diplomação dos candidatos eleitos no último pleito, dos municípios que estão sobre a abrangência da 44ª Zona Eleitoral. Estes municípios são Santiago, Capão do Cipó, Unistalda e Itacurubi. A diplomação será às 20h30min, no Auditório do Colégio Medianeira, em Santiago. Já os eleitos da 69ª Zona Eleitoral, foram diplomados dia 18 de dezembro no IFF, em São Vicente do sul.

Polícia Civil indicia suspeitos de adulterarem carteiras de habilitação na região central do Estado

Treze pessoas estão presas e devem responder por formação de quadrilha e adulteração de documento público


A Polícia Civil de Agudo concluiu e remeteu à Justiça inquérito que investigou a adulteração de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) na região central do Estado. Treze pessoas, suspeitas de integrarem uma quadrilha que adulterava os documentos, foram foram indiciadas por formação de quadrilha e adulteração de documento público. Outras 10 pessoas, supostos compradores das CNH falsas, foram indiciadas por uso de documento falso.

A investigação identificou outros compradores que ainda deverão ser responsabilizados em um indiciamento complementar.

A quadrilha foi desarticulada durante a Operação Teia realizada no dia 5 de dezembro deste ano. A investigação, que começou em maio deste ano, apurou, por meio de interceptações de oito mil ligações telefônicas, que a quadrilha era composta por 14 pessoas e agia em pelo menos nove cidades _ Santa Maria, Agudo, Dona Francisca, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Maratá (Vale do Caí), Candelária (Vale do Rio Pardo) e Porto Alegre, há dois anos. As CNHs eram vendidas por valores que variavam de R$ 600 a R$ 2,5 mil cada.
 

COMUNIDADE DE LAGE EM MATA, AINDA SEM ENERGIA ELÉTRICA.

Normalizado fornecimento para 93% dos clientes atingidos pelo temporal de domingo
Famílias indignadas com a falta de luz, perderam animais abatidos no Município. Na comunidade de Lage, os moradores ainda amargam com a falta de luz.  A AES Sul informa que dos 55 mil clientes que ficaram sem energia elétrica devido ao temporal de domingo nas regiões Central e Fronteira, 51 mil já estão com o fornecimento normalizado. Isso significa 93% dos clientes restabelecidos. Os 4 mil restantes deverão ter o fornecimento normalizado ainda hoje, ao longo da tarde e da noite. As equipes seguem trabalhando no conserto dos estragos causados pelo temporal, que teve ventos de mais de 100 km/h. Os clientes sem energia elétrica se concentram nos municípios de Alegrete, Santana do Livramento, Santiago e Caçapava do Sul. Estão mobilizados 1.500 profissionais, distribuídos em mais de 300 equipes nas duas regiões. A AES Sul alerta, porém, que a previsão do tempo mostra uma nova área de instabilidade sobre o Uruguai, podendo chegar ao Sul e à Fronteira do Estado ainda nesta terça-feira. Caso ocorra um novo temporal, será o quarto em 8 dias. O primeiro foi dia 10, o segundo dia 13 e o terceiro dia 16. Todos atingiram a área de concessão da AES Sul. A AES Sul orienta para os cuidados com a segurança em momentos de tempestades. Jamais se aproximar de fios que estejam no chão, postes caídos ou quaisquer equipamentos elétricos. Ao identificar um dano na rede o cliente deve entrar em contato com a AES Sul pelo 0800 707 7272. Para informar falta de energia elétrica basta enviar um SMS para 28410, colocando apenas o código de cliente.

Agricultor mata a mulher e se suicida

Homem estaria inconformado com fim de união de 43 anos


Um casamento de mais de quatro décadas terminou em tragédia em São Pedro do Sul na noite desegunda-feira. Ari Aldino Konig, 67 anos, matou a ex-mulher, Shirlei Gall Konig, 62, a facadas e, logo depois, se matou.

O casal estava em processo de separação. Há dois meses, Shirlei deixou a casa do casal, no interior do município, e foi morar na Rua Ministro Xavier Rocha, em frente ao quartel da BM, no Centro. Conforme relato de testemunhas à Polícia Civil, Konig estaria inconformado com o fim da união. Horas antes do crime, ele teria rondado a casa de Shirlei, retornando ao local por volta das 22h. Ao deparar com o portão trancado, ele teria pulado o muro lateral, batido na porta, que não estava trancada, e entrado na casa. Instantes depois, Shirlei teria saído correndo para o pátio, pedindo socorro. Konig a alcançou na frente da residência, e a atingiu com golpes de faca.

Ao ouvir os gritos da vítima e dos vizinhos, policiais militares que estavam no quartel foram ao local. Diante do portão chaveado, eles ordenaram que Konig parasse com as agressões, sem sucesso. Shirlei teria conseguido escapar para uma horta ao lado da casa, mas o ex-marido a teria seguido e continuado a golpeá-la com uma faca.

Foi quando os policiais fizeram um disparo de advertência, na tentativa de parar o agressor. Como não conseguiram, deram outros dois tiros. Nesse momento, conforme a BM, Konig teria dado um golpe de faca em si mesmo, caindo ao lado do corpo de Shirlei.

Em seguida, um dos policiais pulou a cerca que dá acesso ao pátio e arrombou o portão. Konig foi levado ao Pronto-Socorro, mas não resistiu aos ferimentos. Shirlei morreu no local.

O delegado Edson de Freitas Reis diz que apenas o laudo de necropsia detalhará as lesões sofridas pelas vítima, mas adianta que apenas um dos três disparos dados pelos PMs teria acertado Konig, no ombro:

– Conforme informações preliminares do posto do Departamento Médico Legal (DML), tanto Konig quanto Shirlei morreram em decorrência de ferimentos de faca.

A Polícia Civil vai investigar se houve excesso ou omissão por parte dos policiais militares. A BM também vai apurar a conduta dos PMs.

Vítimas foram sepultadas em cemitérios diferentes

Shirlei e Konig foram sepultados ontem – ela no cemitério da localidade de Nossa Senhora Aparecida de Pedra Grande, e ele, na localidade de Serro do Baltazar. O casal tinha três filhos. De acordo com um deles, Jeferson Gall Konig, 40 anos, o pai, que era agricultor, já havia ameaçado matar a ex-mulher e se matar. Konig teria deixado bilhetes para a família.

Shirlei foi professora, catequista, agente da Pastoral da Saúde e ministra da Eucaristia. Para o padre Roni Mayer, da Paróquia São Pedro Apóstolo, ela foi uma guerreira.

– Dedicou sua vida em favor da família, da escola, da comunidade e especialmente em defesa da saúde comunitária. Otimista, semeadora de esperanças, sorridente – enumera o religioso.

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,42,3986299,21032

Operação Golfinhos começa na sexta-feira na Região Central

36 salva-vidas vão atuar na região

Começa nesta sexta-feira a Operação Golfinhos nos balneários da nossa região. Serão 36 salva-vidas, responsáveis por deixar 11 locais mais seguros para os banhistas.

Nesta terça-feira, os salva-vidas realizaram o último exercício simulado da operação golfinhos, em Nova Palma.Os 52 salva-vidas que atuarão nos nossos balneários, fizeram o curso preparatório durante três semanas em Nova Palma, a partir do dia 19 de novembro.
Eles foram treinadors pelo pelo capitão Rafael Gonçalves, que coordena a operação, e vieram de todas as partes do estado. Gonçalves explica que esse ano a proteção será maior, pois enquanto o ano passado havia uma média de 2 ou 3 salva-vidas por balneário, esse número passou para 3 ou 4.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

DIPLOMAÇÃO

A diplomação dos Vereadores e do Prefeito e vice eleitos em Mata, foi ontem no IFF em São Vicente do Sul. Já os de Santa Maria receberão seus diplomas da Justiça Eleitoral na solenidade que será realizada na Câmara de Vereadores. Na cerimônia que promete ser rápida, a juíza eleitoral Karla Aveline de Oliveira fará um discurso e nomeará os eleitos, que receberão um diploma contendo a coligação e o número de votos recebido. Os três primeiros vereadores suplentes de cada coligação também têm direito a um diploma, mas deverão retirá-lo junto à Justiça Eleitoral. O evento começa às 19h e é aberto ao público.


FIM DO MUNDO

O próximo dia 21 é tido por alguns como o dia do fim do mundo, por meio da interpretação de um calendário maia que, teoricamente, previa que esse seria o último dia da humanidade.
A crença do fim do mundo em uma data determinada, porém, não é uma novidade e nem uma característica ligada a povos distantes, como os maias. A expectativa pelo dia que seria o último da história da humanidade é antiga e faz parte da tradição cultural ocidental.
“A fé cristã acredita no fim do mundo”, resume Lina Boff, professora de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). “No fim dos tempos, Jesus vem”.
Milenarismo
A especialista explica que uma corrente chamada “milenarista” acreditava que o reinado de Cristo sobre a Terra duraria mil anos. A chegada do ano 1000 da Era Cristã foi, portanto, aguardado com bastante ansiedade na Europa medieval.
O escritor austríaco-americano Richard Erdoes, autor do livro “A.D. 1000: Living on the Brink of Apocalypse” (“1000 d.C.: vivendo à beira do Apocalipse”, em tradução livre), conta que a expectativa pelo retorno de Cristo dominou “não só o ano 999, mas todo o século que o precedeu”. Segundo o livro, lançado em 1988, as pessoas da época imaginavam que o Armagedom viria na noite de Natal ou à meia-noite, na virada de 999 para o ano 1000.
O Papa Silvestre II celebrou uma missa diferente na virada do ano, com rituais religiosos especiais. Como o mundo não acabou, surgiram lendas em torno do pontífice, de que ele teria recorrido à ajuda de magos árabes – ou até feito um pacto com o diabo
.http://g1.globo.com/ciencia

Estado deve ter três dias de temporais e chuva intensa a partir desta quarta-feira

Bloqueio atmosférico manterá frente fria sobre o Estado, provocando muito instabilidade


A chegada de uma frente fria e a formação de um bloqueio atmosférico deverão provocar três dias de muita chuva a partir desta quarta-feira no Rio Grande do Sul.

Devido ao bloqueio, em vez de avançar em direção a Santa Catarina, a frente fria ficará estacionada na fronteira com o Uruguai e a Argentina, organizando a umidade que desce da Amazônia e provocando chuva intensa e de longa duração, explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

— Teremos três dias muito complicados pela frente — adverte Oliveira.

Com previsão de atingir o Uruguai ainda nesta terça-feira — o serviço meteorológico uruguaio emitiu um alerta laranja para temporais a partir das 18h —, a instabilidade deve chegar ao Estado durante a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira.

Segundo alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois de um dia de muito calor — as temperaturas superaram os 30°C na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça — pode ocorrer chuva forte, acompanhada por ventos intensos (entre 75 km/h e 90 km/h) e queda de granizo em áreas isoladas do oeste e do sul do Estado.

A quarta-feira deve começar com chuva intensa na Fronteira Oeste, na Campanha e no extremo sul (região de Chuí). São esperados acumulados de mais de 100 milímetros de chuva num período de 24 horas, um volume maior do que a média de dezembro em muitos municípios da região, e com potencial para provocar alagamentos de vias e transbordamentos de riachos.

Além de chuva forte, há risco de temporais com muitas trovoadas, queda de granizo e ventos intensos. Estimam-se rajadas em torno dos 90 km/h ao longo da fronteira com o Uruguai. Na Metade Norte, a expectativa é de uma manhã muito nublada e abafada, com chuva e trovoadas a partir do início da tarde.

CLICK RBS


 

Caxias do Sul confirma visita oficial de Dilma no próximo sábado

Presidente participará da inauguração de sistema de abastecimento de água


A Prefeitura de Caxias do Sul confirmou a presença da presidente Dilma Rousseff na inauguração do novo Sistema Marrecas, de abastecimento de água no município. A cerimônia ocorre no sábado, a partir das 10h, junto à barragem. A solenidade teve de ser adiada em um dia devido à agenda da presidente.

A Prefeitura e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) investiram no Sistema Marrecas cerca de R$ 250 milhões, incluindo R$ 150 milhões provenientes de financiamentos do governo federal, via BNDES e Caixa Federal. O restante da verba provém de recursos próprios do município.

O Sistema Marrecas é composto por barragem, Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), 7,2 quilômetros de adutora de água bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA), 19 quilômetros de adutora de água tratada e centro de reservação, esse com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água para distribuição à cidade. O sistema vai beneficiar 250 mil pessoas pelos próximos 30 anos.


correio do povo

 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Deputados Gaúchos aprovam comercialização de bebidas alcoólicas.

Deputados estaduais aprovam venda de bebida alcoólica durante a Copa 2014
Por 30 votos a nove, os deputados gaúchos aprovaram, na tarde desta terça-feira, a comercialização de bebidas alcoólicas no Beira-Rio durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. A matéria teve o processo de apreciação interrompido na sessão do dia 11 de dezembro e foi a primeira a ser votada nesta terça. A liberação no estádio é exclusiva para os dias das cinco partidas que a Capital vai receber, entre 15 e 30 de junho de 2014 (confira os jogos abaixo). O texto do projeto determina que só será liberada a venda de bebidas alcoólicas pelos parceiros comerciais da Fifa, como a Budweiser, patrocinadora da Copa. A lei também determina que o Estado do Rio Grande do Sul instituirá e promoverá, durante o ano de 2014, campanhas educativas "que visem à conscientização acerca da incompatibilidade do consumo de bebidas alcoólicas com a prática de esportes". Os deputados Aloísio Cassman (PTB) e Paulo Odone (PDT), favoráveis ao projeto, disseram que o Rio Grande do Sul precisa cumprir o que foi acordado com a Fifa no período da candidatura do Brasil à sede da Copa: — Se nós não cumprirmos o que assinamos para que a Copa fosse realizada aqui, fica muito ruim. Cheira a estelionato político — declarou Odone. A venda de bebidas alcoólicas foi proibida nos estádios gaúchos em 2008. Até então, a venda e o consumo eram liberados. A exceção foi acordada entre o Governo Federal e a Fifa no momento em que o país se candidatou como sede do Mundial. ZERO HORA

Estado deve ter três dias de temporais e chuva intensa a partir desta quarta-feira

A chegada de uma frente fria e a formação de um bloqueio atmosférico deverão provocar três dias de muita chuva a partir desta quarta-feira no Rio Grande do Sul. Devido ao bloqueio, em vez de avançar em direção a Santa Catarina, a frente fria ficará estacionada na fronteira com o Uruguai e a Argentina, organizando a umidade que desce da Amazônia e provocando chuva intensa e de longa duração, explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. — Teremos três dias muito complicados pela frente — adverte Oliveira. Com previsão de atingir o Uruguai ainda nesta terça-feira — o serviço meteorológico uruguaio emitiu um alerta laranja para temporais a partir das 18h —, a instabilidade deve chegar ao Estado durante a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira. Segundo alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois de um dia de muito calor — as temperaturas superaram os 30°C na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça — pode ocorrer chuva forte, acompanhada por ventos intensos (entre 75 km/h e 90 km/h) e queda de granizo em áreas isoladas do oeste e do sul do Estado. A quarta-feira deve começar com chuva intensa na Fronteira Oeste, na Campanha e no extremo sul (região de Chuí). São esperados acumulados de mais de 100 milímetros de chuva num período de 24 horas, um volume maior do que a média de dezembro em muitos municípios da região, e com potencial para provocar alagamentos de vias e transbordamentos de riachos. Além de chuva forte, há risco de temporais com muitas trovoadas, queda de granizo e ventos intensos. Estimam-se rajadas em torno dos 90 km/h ao longo da fronteira com o Uruguai. Na Metade Norte, a expectativa é de uma manhã muito nublada e abafada, com chuva e trovoadas a partir do início da tarde. FONTE: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/12/estado-deve-ter-tres-dias-de-temporais-e-chuva-intensa-a-partir-desta-quarta-feira-3985965.html

Normalizado fornecimento para 93% dos clientes atingidos pelo temporal de domingo

A AES Sul informa que dos 55 mil clientes que ficaram sem energia elétrica devido ao temporal de domingo nas regiões Central e Fronteira, 51 mil já estão com o fornecimento normalizado. Isso significa 93% dos clientes restabelecidos. Os 4 mil restantes deverão ter o fornecimento normalizado ainda hoje, ao longo da tarde e da noite. As equipes seguem trabalhando no conserto dos estragos causados pelo temporal, que teve ventos de mais de 100 km/h. Os clientes sem energia elétrica se concentram nos municípios de Alegrete, Santana do Livramento, Santiago e Caçapava do Sul. Estão mobilizados 1.500 profissionais, distribuídos em mais de 300 equipes nas duas regiões. A AES Sul alerta, porém, que a previsão do tempo mostra uma nova área de instabilidade sobre o Uruguai, podendo chegar ao Sul e à Fronteira do Estado ainda nesta terça-feira. Caso ocorra um novo temporal, será o quarto em 8 dias. O primeiro foi dia 10, o segundo dia 13 e o terceiro dia 16. Todos atingiram a área de concessão da AES Sul. A AES Sul orienta para os cuidados com a segurança em momentos de tempestades. Jamais se aproximar de fios que estejam no chão, postes caídos ou quaisquer equipamentos elétricos. Ao identificar um dano na rede o cliente deve entrar em contato com a AES Sul pelo 0800 707 7272. Para informar falta de energia elétrica basta enviar um SMS para 28410, colocando apenas o código de cliente.
http://www.aessul.com.br/site/noticias/NoticiasDetalhe.aspx?id=683

Obras não param no Campus do IFF de Jaguari

As obras de modernização no Campus do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, localizado no Chapadão, e cujas atividades oficiais terão início já em 2013, estão em ritmo acelerado. Além da construção de mais um novo prédio com capacidade de 10 salas de aula, iluminação e pavimentação interna do campus, e outras benfeitorias, também deverá ser feita a cobertura da quadra de esportes, a construção de uma biblioteca e a implantação de um laboratório de informática. O campus, inclusive, já está recebendo passarelas acrílicas, interligando um prédio ao outros. O anúncio das melhorias é da diretora do campus do IFF Tanira Fabres, que participou na manhã de segunda-feira, 10, do programa “Bom Dia Prefeito”, na rádio Jaguari AM, juntamente com o prefeito João Mário Cristofari. Tanira Fabres destacou que para 2013 está previsto o início de alguns cursos técnicos, bem como o funcionamento do Centro de Treinamentos do Agricultor, projeto este em parceria com a Emater Regional. “Para isso, estamos esperando para o mês de fevereiro o lançamento do edital para seleção do corpo docente do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, bem como dos técnicos administrativos. Também neste mesmo período estaremos fazendo o processo seletivo para o ingresso de estudantes na instituição”, relatou a diretora. A diretora do IFF comentou que com o início das atividades da instituição em Jaguari, haverá um acréscimo no número da população jaguariense. “Inicialmente serão cerca de 40 famílias de professores e funcionários do Instituto Farroupilha que deverão estar residindo em Jaguari”, apontou. O prefeito João Mário por sua vez, disse que esse é o momento de Jaguari e a região olhar para o futuro. “Precisamos ter a capacidade de aproveitar as oportunidades que irão se apresentar com a presença do Campus do IFF em Jaguari”, observou o chefe do executivo municipal jaguariense, salientando que um dos setores que deverá ter uma grande expansão é o da construção civil e imobiliário. “Com a chegada do Campus do IFF de Jaguari de imediato serão necessárias 40 moradias, mas nos próximos anos teremos de que ter um crescimento de mais 300 unidades”, destacou. Ao final do programa “Bom Dia Prefeito”, João Mário Cristofari fez um chamamento aos empreendedores locais para que invistam no setor da construção civil. Para ele, o início das atividades do IFF de Jaguari a partir de 2013 também irá promover uma revolução de conhecimento na cidade e na região. “Precisamos ser capazes de absorver todo esse conhecimento que a instituição federal irá oportunizar”, disse o prefeito. De acordo com ele, esse conhecimento deverá também ser estendido para toda a comunidade de Jaguari e da região, por meio de ações de extensão do Instituto Federal Farroupilha.

LIC PARA SANTA MARIA

Confira a relação dos projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura para 2013Dos 46 projetos protocolados foram aprovados 38 A secretaria de Cultura de Santa Maria, divulgou nesta terça-feira a relação de projetos contemplados com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria para 2013. Foram protocolados na secretaria 46 projetos, destes, 38 foram aprovados pela Comissão Normativa, cujos integrantes são indicados pelo Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria. O valor total aprovado para 2013 é de R$ 1.012.000,00 A LIC de Santa Maria dispõe incentivos fiscais para a realização de projetos culturais no município. O Poder Executivo fixa, anualmente, o valor que deverá ser usado como incentivo cultural no exercício _ o qual não poderá ser inferior a 2% nem superior a 5% da receita proveniente do IPTU, ISSQN e ITBI calculados sobre cada imposto, respectivamente. Áreas beneficiadas pela LIC-SM: - Música e dança; - Teatro, circo e ópera; - Cinema, fotografia e vídeo; - Literatura; - Artes plásticas e artes gráficas; - Folclore e artesanato; - Acervo de patrimônio histórico; - Museologia; - Bibliotecas -Número de projetos protocolados: 46 -Total de projetos aprovados: 38 -Valor total solicitado para LIC-SM 2013: R$ 2.130.243,46 -Valor total aprovado para 2013: R$ 1.012.000,00

MAIS TEMPORAIS A VISTA

Até sexta-feira, mais temporais poderão atingir o EstadoO tempo deve ficar especialmente severo entre a quinta e a sexta-feira Mantenha por perto guarda-chuva, galochas, velas e lanternas. Até o fim da semana, mais temporais devem atingir o Estado, como resultado do calor e da umidade. O tempo deve ficar especialmente severo entre a quinta e a sexta-feira, conforme o 8º Distrito de Meteorologia. Uma área de instabilidade vinda da Argentina alcançará o Estado, provocando tempestades mais fortes em áreas isoladas, mas todo o território gaúcho será tomado pelo mau tempo. A diferença das tormentas que estão por vir para as que aconteceram no último domingo e na terça-feira passada, é que o volume de chuva deve ser expressivo. Além de ventos fortes e granizo, os gaúchos devem estar preparados para alagamentos e inundações. Apesar de assustadoras, as tormentas não são indício do fim do mundo. Segundo o meteorologista do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rogério Rezende, esse tipo de tempestade é característico da primavera _ o verão começa na sexta-feira, dia 21. _ Apesar do calor de verão, ainda estamos na primavera, que é uma época de transição climática, com muitas tempestades. Quando está muito quente, a possibilidade de elas ocorrerem aumenta _ afirma.

CALOR AQUI E FRIO LÁ

Frio de 50ºC abaixo de zero causa mais de 20 mortes em um dia na EuropaTemperaturas extremas na Ucrânia e na Rússia colocam autoridades em alerta devido à hipotermia Uma onda de frio provocou a morte de dezenas de pessoas na Ucrânia e Rússia, onde as temperaturas na Sibéria se aproximam dos 50 graus centígrados abaixo de zero, segundo fontes oficiais e a imprensa. Na Ucrânia, 19 pessoas morreram de frio nas últimas 24 horas, em meio a temperaturas de -20ºC, elevando a 37 mortos o balanço neste país desde o início do mês, segundo o ministério da Saúde. Na Rússia, seis pessoas morreram nas últimas 24 horas e 103 foram hospitalizadas com problemas de hipotermia, segundo a agência pública Ria Novosti. As temperaturas estão em queda livre na Rússia desde a semana passada. Em Moscou, marcou -19ª C nesta terça, mas em Novossibirsk, Tomsk, Omsk e Barnaul, principais cidade da Sibéria Ocidental, as temperaturas caíram na noite de segunda-feira a -47°, segundo o Centro meteorológico russo. Mais frio ainda faz em Magadan, extremo oriente russo, onde a temperatura mínima caiu durante a noite a -51°. As aulas foram suspensas devido ao frio.