UFSM
Inscrições para ingresso e reingresso na Federal começam na segunda-feira, assim como para graduação a distância
No total, estão sendo ofertadas 1.802 vagas em 72 cursos presenciais, divididos nos campus de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Silveira Martins e Santa Maria. O curso com a maior disponibilidade de vagas é Filosofia Licenciatura, em que estão sendo ofertadas 94 vagas. A baixa procura pela licenciatura justifica a tendência de que os cursos que formam professores são os menos procurados na UFSM devido aos baixos salários pagos.
Há três anos, o número de cadeiras ociosas na Federal vem aumentando. No ano passado, a sobra de vagas foi de 1.616, sendo que, em 2011, foi de 853. Parte desse crescimento de ociosidade pode ser creditada ao aumento de vagas por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Podem se inscrever, ex-alunos da UFSM que abandonaram o curso, alunos matriculados que desejam transferência para cursos da instituição, transferência de aluno da UFSM para outra instituição e pessoas já formadas. Conforme a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Maria Estela Bortoluzzi, as vagas não ocupadas neste edital migram para o próximo. As inscrições de ingresso e reingresso abrem duas vezes por ano, geralmente nos meses de maio e outubro. Porém, com a greve da UFSM, o edital foi adiado para este mês.
Há 97 vagas em cidades da região Centro
No mesmo período ocorrem as inscrições para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação a distância. Ao todo, estão sendo ofertadas 293 vagas em 31 cursos. Na região Central, há cadeiras em 11 municípios.
Já as vagas não ocupadas no vestibular 2012 da instituição serão ofertadas pelo edital de vagas remanescentes, que deverá ser publicado no começo do próximo mês
UFSM VAGAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário